Óleos Lubrificantes e sua Reciclagem!
Os produtores de óleos novos (marcas de lubrificantes e importadores) são responsáveis pelo circuito de gestão de óleos usados, enquanto os produtores de óleos usados (oficinas) respondem pela sua correcta armazenagem e integração no circuito de gestão.
As empresas que colocam óleos lubrificantes novos no mercado contribuem com uma taxa fixa ECO-LUB para financiar a recolha de óleos usados, de acordo com as regras do Sistema Integrado de Gestão de Óleos Usados (SIGOU). O Sistema Integrado de Gestão de Óleos Usados (SIGOU) engloba todas as empresas de gestão e reciclagem de óleos usados, sendo responsável por todo o processo: desde a recolha de óleo usado até ao preenchimento de mapas, emissão de guias de acompanhamento de resíduos e envio de documentação ao Instituto Nacional de Resíduos (INR).
A gestão do sistema compete à SOGILUB, uma sociedade participada pela APETRO (Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas) e pela UNIOIL (Associação Portuguesa de Empresas Gestoras e Recicladoras de Óleos Usados).
O lubrificante usado é classificado como um resíduo perigoso de elevado risco para a saúde e meio ambiente. Como tal, a sua recolha, armazenagem, tratamento e encaminhamento, são fundamentais. Desde julho de 2005, que este processo é gerido pela SOGILUB (Sociedade de Gestão Integrada de Óleos Lubrificantes Usados), entidade responsável em Portugal pela organização e condução do SIGOU (Sistema integrado de Gestão de Óleos Usados).
A SOGILUB é uma sociedade sem fins lucrativos, participada pela APETRO (Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas) e pela UNIOIL (Associação Portuguesa de Empresas Gestoras e Recicladoras de Óleos Usados).
A Lubritejo-Distribuidor de Lubrificantes, Lda. tem os seus Produtos integrados no Sigou (DL n.º 153 / 2003), como Associado com o <em>Contrato N.º 0495 / 10</em>, demonstrando uma vez mais a sua preocupação ambiental, celebrou contrato com a SOGILUB, garantindo deste modo que todos os óleos que coloca no mercado terão o tratamento adequado e exigido por lei, diminuindo assim o impacto nocivo dos mesmos na natureza.
Os produtores de óleos usados têm a responsabilidade de contactar o operador de gestão de resíduos, da sua área, para a recolha e encaminhamento dos seus óleos usados. Depois de recolhidos, os lubrificantes usados são tratados e enviados para empresas licenciadas, para procederem à sua regeneração, reciclagem ou valorização energética.
Para mais informações, consulte www.sogilub.pt.