Glossário Técnico

 

 

Por favor seleccione uma opção do menu acima.

  • Abaixador do ponto de fluxão

    Aditivo incluído em algumas formulações de lubrificantes para minimizar a tendência de um óleo congelar quando é refrigerado.

  • Abrasão

    Nas engrenagens, um tipo de desgaste que ocorre quando partículas duras são retidas entre os dentes das engrenagens.

  • Acelerador

    Dispositivo para regular o fornecimento de gás ou líquido.

  • Adiabático

    Relacionado com mudanças de volume ou pressão que ocorrem sem ganho ou perda de calor.

  • Aditivo

    Substância adicionada a um lubrificante para melhorar suas propriedades ou lhe acrescentar novas características.

  • Aditivo “anti-scuffing”

    “Anti-desgaste” (“anti-scuffing”) Aditivo incluído em algumas formulações de lubrificantes que é absorvido nas superfícies metálicas para impedir o contacto direto entre elas.

  • Aditivo anti-desgaste

    Aditivo incluído em algumas formulações de lubrificantes para reduzir o atrito e o desgaste.

  • Aditivo anti-espuma

    Aditivo incluído em algumas formulações de lubrificantes para eliminar a formação de espuma.

  • Aditivo antioxidante

    Aditivo incluído em algumas formulações de lubrificantes para inibir a deterioração química do óleo básico e alguns componentes do aditivo por reação com oxigénio.

  • Aditivo de adesividade

    Aditivo que pode ser incluído na formulação de lubrificantes para guias de máquinas ferramenta e engrenagens abertas para auxiliar o lubrificante a aderir mais eficazmente.

  • Agente espessante

    Substância usada para fabricação de massas lubrificantes que é misturada com óleo base ou sintético para produzir um produto estável semissólido.

  • Asfalteno

    Composto químico grande e complexo, constituído por estruturas aromáticas contendo enxofre, nitrogénio, vanádio e níquel. Ocorrem predominantemente em resíduos pesados, por exemplo, combustíveis residuais pesados e betumes asfálticos.

  • Atrito

    Força que se opõe ao movimento relativo entre duas superfícies em contacto.

  • Atrito dinâmico

    A força necessária para manter um corpo a deslizar sobre outro, uma vez iniciado o movimento.

  • Atrito estático

    A força necessária para que um corpo comece a deslizar sobre outro.

  • Atuador

    Na hidráulica, um dispositivo que converte a pressão do fluido em ação, ou movimento mecânico.

  • Atuador linear

    Na hidráulica, um dispositivo que converte pressão do fluido em movimento linear.

  • Biodegradabilidade

    A capacidade de uma substância ser decomposta pela ação biológica de organismos vivos.

  • Borra

    Depósito negro de fuligem que geralmente se forma no motor como resultado da oxidação do óleo e poder dispersante ineficaz.

  • Cavitação

    A formação de bolsas de ar ou vapor num fluido quando a pressão sobre o fluido é reduzida.

  • Compatibilidade

    Capacidade das substâncias coexistirem sem se inutilizarem ou anularem umas às outras.

  • Compressibilidade

    Extensão até onde o volume de um fluido é reduzido quando se aplica pressão sobre ele.

  • Consistência

    Medida da maciez ou dureza de uma massa lubrificante.

  • Copo de massa lubrificante

    Dispositivo para fornecer massa lubrificante a partir de um reservatório ligado ao componente que requer lubrificação.

  • Desactivador de metais

    Aditivo que inibe a corrosividade de outros componentes da formulação sobre metais sensíveis, como por exemplo, cobre, através de uma ação “passivadora”.

  • Desasfaltização

    Um processo durante a fabricação de óleos lubrificantes, em que os asfaltenos são removidos do resíduo da destilação a vácuo (“short residue”).

  • Desemulsibilidade ou desemulsificação

    Separação de uma emulsão nos seus componentes líquidos.

  • Desparafinação catalítica

    Remoção dos alcanos de alto ponto de fusão (ceras parafínicas) de um óleo básico, através de tratamento com hidrogénio, na presença de um catalisador.

  • Desparafinação por solventes

    Remoção de alcanos de alto ponto de fusão (ceras parafínicas) da matéria prima do óleo lubrificante através de tratamento com um solvente adequado seguido de resfriamento.

  • Destruidor de peróxidos

    Aditivo antioxidante que atua reagindo com os peróxidos e impedindo que estes promovam reações de oxidação.

  • Detergente

    Aditivo incluído na maior parte das formulações de óleos para motor, para combater a formação de depósitos e proteger as superfícies lubrificadas.

  • Dispersante

    Aditivo incluído em algumas formulações de lubrificantes para manter em suspensão no óleo os contaminantes insolúveis.

  • Emulsão

    Uma mistura de líquidos que não se dissolve um no outro, consistindo de gotículas de um líquido dispersas através do outro.

  • Emulsificação

    Formação de uma emulsão.

  • Estabilidade mecânica

    Capacidade da massa lubrificante resistir à quebra da sua estrutura quando trabalhada mecanicamente.

  • Estabilidade ou resistência à oxidação

    A capacidade de um lubrificante (ou outra substância) resistir à deterioração provocada por ação do oxigénio.

  • Estabilidade ou resistência ao cisalhamento

    Capacidade de um líquido resistir à rutura por ação de forças de cisalhamento mecânicas.

  • Estabilidade química

    Capacidade que uma substância tem de resistir à decomposição química.

  • Estabilidade térmica

    Capacidade de uma substância resistir à degradação devido aos efeitos do calor.

  • Estabilizador

    Aditivo que pode ser incluído em algumas formulações de massa lubrificante para assegurar que o óleo base e “agente espessante” formam uma mistura estável com uma composição uniforme.

  • Extração por solvente

    Remoção de impurezas da matéria prima básica de óleo lubrificante, através de tratamento com um solvente, que dissolve as impurezas mas não se mistura com a matéria prima básica.

  • Glicol

    Composto químico que contem dois grupos hidroxilo (-OH).

  • Hidráulica

    O uso de líquidos para transmissão de energia.

  • Hidroacarbamento ou hidrogenação

    Redução seletiva dos hidrocarbonetos aromáticos e outros constituintes indesejáveis de matéria prima básica de óleo lubrificante por tratamento com hidrogénio pressurizado na presença de um catalisador.

  • Hidrocarboneto

    Composto químico constituído somente por átomos de carbono e hidrogénio.

  • Hidrodinâmica

    Ciência que estuda os líquidos em movimento.

  • Hidroestática

    Ciência que trata das caraterísticas de líquidos em repouso.

  • Inibidor de corrosão

    Aditivo incluído em algumas formulações de lubrificantes para restringir a formação de ferrugem em superfícies lubrificadas.

  • Laca

    Revestimento da superfície, duro, brilhante e transparente geralmente encontrado em motores e derivado de produtos de deterioração do combustível e lubrificante.

  • Lei de Pascal

    Um líquido dentro de um recipiente fechado transmite pressão constante e uniforme em todas as direções e atua com força igual sobre todas as áreas iguais.

  • Leis do atrito

    A primeira lei do atrito estabelece que o atrito entre duas superfícies é independente da área de contacto. A segunda lei estabelece que o atrito entre duas superfícies é proporcional à carga exercida sobre as superfícies.

  • Limite de resistência ou deformação (“Yield point”)

    Ponto em que uma massa lubrificante começa a fluir quando é aplicada em pressão.

  • Lubrificação

    Qualquer procedimento que reduza o atrito entre duas superfícies em movimento.

  • Lubrificação com película espessa ou fluida

    Mesmo que lubrificação hidrodinâmica.

  • Lubrificação com película fina

    Mesmo que lubrificação mista.

  • Lubrificação elastohidrodinâmica

    Um tipo de lubrificação hidrodinâmica que ocorre quando o lubrificante em superfícies de contacto com elevadas cargas é sujeito a pressões muito altas.

  • Lubrificação hidrodinâmica

    Regime de lubrificação que proporciona as melhores condições de lubrificação e ocorre quando duas superfícies em movimento estão completamente separadas por uma película de lubrificante relativamente espessa.

  • Lubrificação limite

    Regime de lubrificação em que a película de lubrificante é tão fina que ocorre contacto entre as superfícies em movimento numa área extensa e a carga é suportada por uma película muito fina de lubrificante.

  • Lubrificação mista (ou película fina)

    Regime de lubrificação que ocorre quando superfícies em movimento estão separadas por uma película contínua de lubrificante, com uma espessura comparável às asperezas das superfícies.

  • Lubrificação por anel

    Sistema de lubrificação em que um anel girando sobre um eixo rotativo mergulha no banho de óleo. À medida que o anel gira, arrasta lubrificante que é transferido para outras superfícies que requerem lubrificação.

  • Lubrificação por jato

    Sistema de lubrificação em que um jato de lubrificante é espalhado diretamente sobre as superfícies a serem lubrificadas.

  • Lubrificação por névoa

    Sistema de lubrificação usado em algumas caixas de velocidades em que o lubrificante é atomizado e pulverizado para dentro da caixa numa corrente de ar comprimido seco.

  • Lubrificação por salpico

    Sistema de lubrificação em que um componente de uma máquina mergulha através de um banho de óleo e desta forma salpica lubrificante para superfícies próximas que precisam de lubrificação.

  • Lubrificação sob pressão

    Sistema de lubrificação em que o lubrificante é bombeado através de tubos e canais para as superfícies a serem lubrificadas.

  • Lubrificante

    Qualquer substância usada para reduzir o atrito entre superfícies de contacto em movimento.

  • Massa “sem sabão”

    Massa feita com agentes espessantes inorgânicos, ex.: argilas, sílica, grafite, ou polímeros orgânicos.

  • Massa convencional c/ sabões metálicos

    Lubrificante com consistência semissólida produzido pela dispersão de um sabão metálico (ex.: lítio, o mais utilizado, cálcio, sódio, alumínio, etc.) num óleo básico.

  • Massa de base mista

    Massa feita com uma mistura de sabões metálicos.

  • Massa de sabão complexo

    Massa que contem um sabão metálico e um agente complexo, geralmente um ácido orgânico.

  • Massa Lubrificante

    Lubrificante com consistência variando de sólida ou semissólida, geralmente produzido pela dispersão de um agente espessante num óleo básico ou outros tipos de fluidos tais como polialfaolefinas, XHVI, esteres e silicones, para aplicações especiais.

  • Melhorador do índice de viscosidade

    Um aditivo que pode ser incluído em alguns óleos lubrificantes para tornar a sua viscosidade menos sensível a mudanças de temperatura.

  • Módulo ou coeficiente de compressibilidade

    A relação entre a pressão aplicada a um fluido e a mudança de volume resultante.

  • Monitorização de lubrificantes

    Amostragens e testes regulares de lubrificantes em serviço para avaliar o estado do óleo e dar informação sobre o estado da máquina que eles lubrificam.

  • Monoviscoso ou monograduado

    Óleo com uma viscosidade que satisfaz os requisitos de somente um grau de viscosidade do sistema de classificação SAE.

  • Multigraduado

    Óleo com uma viscosidade que satisfaz os requisitos de mais do que um grau do sistema de classificação SAE.

  • Óleo básico

    Mistura de óleos minerais refinados que formam a base para uma formulação de um óleo lubrificante, em que são geralmente misturados aditivos para produzir o lubrificante final.

  • Óleo mineral

    Óleo extraído do petróleo bruto.

  • Óleo universal

    Lubrificante para tratores e outras máquinas agrícolas capaz de simultaneamente realizar as funções de óleo para motor, transmissão e sistema hidráulico.

  • Penetrómetro

    Dispositivo usado para medir a consistência de uma massa lubrificante. É um cone de dimensão e peso especificados que se deixa penetrar na massa sob o seu próprio peso.

  • Pistola de massa lubrificante

    Dispositivo acionado por um pistão para o reabastecimento manual de massa lubrificante.

  • Pitting

    Em engrenagens, tipo de desgaste em que se desenvolvem fissuras nos dentes das engrenagens devido a fadiga do metal, causado por sobrecarga.

  • Polialfaolefinas

    Fluido sintético algumas vezes usado como óleo básico para massas lubrificantes, para fins especiais. Podem ser usadas nas condições mais severas, por exemplo, na indústria siderúrgica e em juntas homocinéticas (velocidade constante) em veículos automotores.

  • Polimento das paredes dos cilindros (“Bore polishing”)

    Uma situação que pode ocorrer em cilindros de motores turbo alimentados, quando as paredes dos cilindros apresentam um aspeto muito polido. O polimento das paredes dos cilindros muitas vezes leva a um aumento do consumo de óleo e desgaste e diminuição da eficiência do motor.

  • Ponto de fluidez

    Temperatura mais baixa em que um óleo ainda fluí.

  • Ponto de gota

    Temperatura em que uma massa lubrificante se liquefaz.

  • Ponto Verde
  • Refinado (“Raffinate”)

    Fração obtida durante a fabricação de óleos lubrificantes do petróleo bruto.

  • Resíduo de vácuo (“short residue”)

    A fração menos volátil de óleo que resta depois do estágio de destilação a vácuo, na refinação de petróleo bruto. Dependendo do tipo de petróleo bruto, é deste resíduo que se extrai a matéria prima para a produção de óleos base.

  • Scoring (Riscagem ou arranhamento)

    Em engrenagens, o mesmo que “scuffing”.

  • Scuffing (Riscagem ou arranhamento)

    Em engrenagens, tipo de desgaste que ocorre quando há contacto metálico direto entre os dentes das engrenagens.

  • Separação de óleo

    Em massas lubrificantes, a separação do óleo base do espessante.

  • Silicone

    Polímero sintético complexo, composto de unidades contendo silicone e muito usado onde é necessário um lubrificante quimicamente inerte.

  • Sintético

    Produzido artificialmente, não ocorrendo naturalmente.

  • Sistema de lubrificação centralizada

    Método para a distribuição de lubrificante de um reservatório ou tanque central para diversos pontos a serem lubrificados através de uma rede de linhas de distribuição.

  • Squawk

    Som abrupto e penetrante por vezes emitido por sistemas de travões imersos em óleo.

  • Stick-slip

    Tipo de movimento irregular em que uma parte móvel de uma máquina tende a agarrar à medida que o atrito estático vai aumentando até ao máximo e depois escorrega quando esse atrito é vencido.

  • Super aquecimento (“Burning”)

    Em engrenagens, um tipo de desgaste causado pelo super aquecimento devido a excesso de atrito.

  • Teste “mata-borrão” (mancha de óleo)

    Teste que revela a quantidade aproximada e tipo geral de contaminantes num óleo usado de motor.

  • Teste de performance

    Método de ensaio de lubrificantes em que as condições de trabalho previstas para o lubrificante são simuladas com a maior precisão possível. Os testes são geralmente realizados em altos níveis de severidade.

  • Torque

    Força que tende a gerar rotação.

  • Travões imersos em óleo

    Sistema de travões usado em aplicações na industria automóvel (ex.: tratores agrícolas) que é montado na caixa de velocidades ou diferencial em vez das rodas.

  • Verniz

    Camada dura, brilhante e transparente sobre as superfícies de trabalho, encontrada em motores e derivada dos produtos de degradação do combustível e lubrificante.

  • Viscosidade

    Resistência ao escoamento ou fluxo.

  • Viscosidade aparente (de uma massa lubrificante)

    A viscosidade observada numa massa lubrificante, que varia com a temperatura e vazão.

  • Viscosidade cinemática

    Definição de viscosidade geralmente usada pelos fabricantes de lubrificantes. É igual à viscosidade dinâmica de um líquido dividida pela sua densidade.

  • Viscosidade dinâmica

    A viscosidade de um fluido definida como a tensão de corte ou cisalhamento (força que gera o movimento entre camadas adjacentes do fluido) dividida pela relação de corte ou cisalhamento (diferença em velocidade entre camadas adjacentes do fluido).

  • Viscosímetro

    Instrumento para medir a viscosidade.

  • Viscosímetro Brookfield

    Equipamento de laboratório que mede a viscosidade de fluidos não Newtonianos.

  • Visgage

    Dispositivo patenteado para a medição rápida de viscosidades.

  • Volatilidade

    Tendência de um óleo se evaporar quando é aquecido.

Ricardo CarvalhoGlossário Técnico